home Image Map

'Faz tudo', Fiuk tenta a sorte como piloto de drift a bordo de um Skyline



Cantor, compositor, ator... O polivalente Fiuk não cansa de acumular atividades e agora ataca de piloto profissional de drift, a bordo de um Nissan Skyline GT-T 25. O local do treino para o Campeonato Paulista da modalidade é o autódromo ECPA, em Piracicaba (SP), mesmo circuito que foi palco do campeonato em si. Na ocasião, Fiuk abandonou nas oitavas de final, após colidir na barreira de pneus.

Culpado por viciar o artista no esporte, Sérgio Hanazono, instrutor da modalidade e presidente da equipe Drift Show (responsável pela realização do campeonato, inclusive), comenta sobre os dotes do piloto: "Ele mandou muito bem logo de cara. Após dois treinos em uma área aberta
de
Campinas, o joguei no kartódromo de Piracicaba. Em poucas voltas ele já tinha feito a lição de casa", impressiona-se. Os treinos, no caso, foram realizados com o Nissan Silvia S14 de Sérgio. Usar o carro do professor, entretanto, durou pouco tempo...

Quando realmente "pegou a mão" do Drift, Fiuk colou em Sérgio e pediu que ele importasse da terra do sol nascente um Nissan Skyline R34. “Sempre paguei um pau para esse carro e, como o Sérgio vai direto ao Japão, pedi que ele trouxesse um para mim”, conta o simpático piloto, que envelopou a carroceria (prata) logo quando o bólido tocou o solo brazuca.



CARANGA DE RESPONSA
Importado como carro de competição, o Skyline chegou aqui do jeito que o diabo gosta: turbo HKS GT2835 roletado, embreagem multidisco ORC, comando 256º, bicos e intercooler maiores, escape de inox, entre outras modificações. "Trouxe o carro montadinho para ele se preocupar apenas em acelerar", explica Hanazono.

Fiuk aprovou a configuração feita por Sérgio, mas buscava um pouco mais de performance para o campeonato. "Enquanto estou apenas treinando, a mecânica é suficiente. Entretanto, farei alguns upgrades em breve, principalmente para aumentar minha vantagem na pista".

Segundo Sérgio, o propulsor, um 2.5 com duplo comando de válvulas conhecido por RB25DET NEO, gera atualmente 280 cavalos e 34 kgfm de torque. "Ele roda com 0,9 kg de pressão de turbo. Mas uma nova injeção entrará em cena, assim como alguns acertos. Dessa maneira, esperamos chegar nos 450 cv e 40 kgfm de torque", afirmava o professor de drift. A pressão do soprador, nessa configuração, subirá então para 1,3 kg.

Conhecida por MegaSquirt, a referida injeção eletrônica é sequencial e totalmente reprogramável. Assim como os demais upgrades, será agregada ao Nissan pela preparadora Soldera Power Station, do interior de São Paulo (SP), e acertada na pista. "Tudo é aperfeiçoado para as condições do traçado. Nesse carro, aliás, instalamos um equipamento interessante, da japonesa Défi. Ele monitora as condições do motor e avisa o piloto pelos instrumentos. No Nissan, está conectado para verificar temperatura de água, óleo e pressão de turbo. Se algo saiu da normalidade, um alerta visual aparece no respectivo instrumento", explica Sérgio.

PILOTA OU É SÓ FICÇÃO?

Familiarizado com o Nissan, Fiuk se acomoda no banco Recaro, que fica do lado direito do carro, dá a partida, espera o nosso sinal e sai para a volta na pista. De cara ele lixa o par de pneus traseiros aro 18 polegadas e, com a mesma cara do Agenor, personagem cafajeste que interpreta na novela "Aquele Beijo", da Rede Globo, manda um sorriso malicioso e some a milhão com o bólido.

Antes de apontar na curva, ele provoca uma balançada na carroceria e entra de lado, cortando o giro do seis cilindros e liberando uma sequência de pipocos no escape de inox de 2,5 polegadas.

Em seguida, saca a mão para fora, olha para a gente e manda um sinal de radicalidade -- isso se repete durante todas as passadas, sempre perfeitas e muito, muito rápidas.

Encerrada a sessão, ele cola no fotógrafo Luciano Falconi e pergunta como ficaram as fotos. "Nossa, que irado! Dá para ver direitinho como o carro passa de lado nas curvas", vibra, ao ver o resultado.

No campeonato, Fiuk mostrou competividade, mas sua participação acabou precocemente, pois um leve acidente danificou o motor de seu Nissan durante as baterias eliminatórias do domingo, em Piracicaba. Mas, ele promete voltar para cumprir o calendário de provas, mesmo atarefado com a carreira, viajando de São Paulo ao Rio de Janeiro para gravar novela e programas de auditório.

Confira as fotos da Skyline de Fiuk em nossa galeria clicando aqui!
Fonte: UOL Carros

Nenhum comentário:

Postar um comentário